O Parkour

 Definição

 O Parkour é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante - desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto - e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas.    Fonte: Wikipédia.


   História


 As inspirações para essa arte surgiram de várias partes, primeiramente pelo méthode naturelle (Método Natural de Educação Física) desenvolvido por Georges Hébert no século XX. Soldados Franceses no Vietnã inspirados pelo trabalho de Georges Hébert criaram o treinamento militar: parcours du combattant. David Belle foi iniciado no treinamento militar e méthode naturelle por seu pai, Raymond Belle — um bombeiro Francês que praticava as duas disciplinas. David Belle continuou a praticar outras atividades como artes marciais e ginástica, buscando aplicar suas habilidades adquiridas de forma prática na vida.
Depois de se mudar para Lisses, David Belle continuou sua jornada. "Desde então nós desenvolvemos" disse Sébastien Foucan no documentário Jump London, "e realmente em toda a cidade lá estávamos; lá estava o parkour. Você precisa apenas olhar, você precisa apenas imaginar, como uma criança" descrevendo a visão do parkour.
No final da década de 1990, David Belle e Sébastien Foucan, dois nomes importantes, foram divergindo seus ideais até que se separaram por completo. Para Foucan, parkour é uma atividade mais ligada às filosofias orientais e seus movimentos estão baseados na autonomia e nas energias positivas, além de ser aberto a outras influências, tais como break dance. Com o documentário Jump London, o termo Free running foi criado e difundido. Desde então, o termo free running vem sendo usado para denominar a prática conforme divulgada por Foucan, ou seja, com inclusão de movimentos acrobáticos e ineficientes, do ponto de vista do conceito de utilidade, característico do método natural e do parkour.

   O Free Running

Free running (Abreviado 3Run) é uma atividade física, onde os praticantes (Runners) usam o ambiente disponível para execução de movimentos baseados em liberdade e estética. Muitos praticantes consideram como um esporte. Segundo alguns destes, diferente do Parkour, o Free Running é mais próximo de uma atividade artística, mas também requer um grande desempenho e mentalidade.
O free running incorpora movimentos dinâmicos de deslocamento do Parkour incrementados por acrobacias diversas, como movimentos de ginástica artística, "Tricking" e "Street Stunts", criando um rápido e estético modo de deslocamento. É praticado preferencialmente em ambientes que disponibilizem diversos obstáculos.Essa atividade requer um nível acima do normal de qualquer pessoa comum então deve estar preparado para os riscos que essa atividade traz pois ela é mais perigosa que o Parkour.

Sua criação é geralmente atribuída a Sebastian Foucan ou ao grupo Urban Free Flow, e geralmente é tido como uma arte não utilitária (conceito questionável), por fazer uso de técnicas difíceis de acrobacias, que requerem o preparo físico máximo e controle corporal, como saltos mortais e acrobacias, geralmente de Ginástica Olímpica ou de Acrobacias de Solo Circenses.
O Free Running é uma arte que requer um desempenho corporal extremo e um desenvolvimento físico. Algumas acrobacias, tais como o Arabe ou o Double Leg, derivam de alguns esportes e artes marciais, tais como a Ginástica Olímpica e a Capoeira.Ela não deve ser executada em locais fechados ou pequenos pois é preciso espaço,tempo e concentração.
Essa pratica ainda é desconhecida no Brasil mas vem ganhando muitos seguidores assim com o Le-Parkour.Existem fatores que diferenciam as duas atividades:O Parkour se baseia em superar obstáculos o mais rápido possível,já o 3Run se baseia no teor artístico dos movimentos na beleza mesmo sendo um esporte urbano.

Fonte: Wikipedia

    O Tricking




 Tricking é o nome informal de um tipo de acrobacia derivado de artes marciais , que inclui técnicas encontradas na ginástica , b-boying e disciplinas afins. Exemplos de técnicas incorporadas incluem o chute 540 de Taekwondo , o toque da borboleta de wushu , e a perna dupla de capoeira . O esporte tem como objetivo criar uma "mistura estética de flips, chutes, e torções.O Tricking difere de artes semelhantes em que a expressão e exploração são mais fortemente favorecidos. Um indivíduo que pratica Tricking é normalmente referido como um "tricker".
 


     O grupo PKCrew


  O grupo PKCrew foi criado em meados de 2007 formado por Arthur Campos, Daniel Santos, Róger Rabelo, Tiago Guimarães e Mateus Temponi. Desta geração, somente Daniel e Róger continuaram os treinamentos juntamente com os novos integrantes Marcelo Matos, Paulo Ricardo, Guilherme Augusto "Neguett", Rodrigo Ferreira, Samuel Ferreira, Marcelo Monteiro, Tiago Pacielles e Hugo Leonardo.
 Os treinamentos costumam ser na orla da lagoa Boa Vista, local onde existem diversos tipos de obstáculos sendo considerado um de nossos melhores picos para treinos. Outro local muito frequentado pelos traceurs da cidade é a serra Santa Helena. Esta possui diversas trilhas, grutas e cascatas que permitem excelentes treinos em meio natural.
 No meio urbano, alem da lagoa da Boa Vista, acontecem treinos no centro da cidade na praça do CAT, na praça Tiradentes, na praça do bairro do Carmo, praça do bairro Progresso, no clube Náutico, na própria casa dos integrantes e pela rua a fora mesmo.
  Atualmente, o grupo abriu espaço para outras práticas como o Free Running e o Tricking e também cresceu em número de integrantes. Uma simples atividade entre poucos amigos hoje ganha maiores dimensões. O grupo tem em torno de 30 integrantes atualmente. Alguns deles são: Angélica de Vries, Túlio Fernandes, João Paulo "Nerd", Rafael Rabelo, David Felipe, Eubert "DK", Cezernando "Junin", Danilo Rodrigues, Ìtalo, Ciro, Athos Elyoenay, Keily Santos, Alan Cristian, Rafael Padrão, Isaias, Dudu, Gabriel "Verde", Maiara, Rafael Bambirra, Leandro Simão e por ai vai.    

O Parkour pelo mundo

 Graças à internet e à mídia, hoje o Parkour é conhecido mundialmente. Atualmente há milhares de Traceurs espalhados por todo o mundo.Alguns conhecidos são:



Daniel Ilabaca

  Tim ''Livewire''Shieff

         Chase Armitage

Damien Walters

Ryan Doyle

Shade Zlat

Jason Paul

Yoann ''Zephir''Leroux

Daniel Arroyo

Pip Andersen

Cato Aspmo

Phill Doyle

Cole Armitage

Cane Armitage

Vitor ''Showtime'' Lopes

Marcus Gustafsson

Erik Mukhametshin

Cliquem nas fotos para assistirem vídeos dos respectivos traceurs.




Nenhum comentário:

Postar um comentário